Ao termino da instalação padrão do Certificado Digital A1, o usuário ao assinar um documento (Exemplo: .PDF) ou realizar login em algum sistema ou serviço online (Exemplo: eCAC da Receita Federal)
precisa apenas selecionar o certificado e ocorrerá uma auto assinatura do documento ou acesso ao serviço, pois não irá pedir a digitação de nenhuma senha, exigindo assim que o Computador do
titular do Certificado Digital A1 não seja público ou compartilhado, e possua alguma regra de segurança (Exemplo: Login de acesso ao computador), pois uma vez tendo acesso ao computador
o acesso a utilização do Certificado Digital também estará liberada.
Neste passo a passo vamos adicionar uma nova camada de segurança, e com uma simples configuração, exigir que seja digitado uma senha PIN, após ser selecionado o Certificado Digital A1.
Para iniciar, clique duas vezes em sua cópia de segurança/backup do Certificado Digital A1.
Clique em Avançar.
Clique em Avançar.
Digite a senha de instalação do Certificado Digital e marque a opção Habilitar proteção de chaves fortes... e também a opção Incluir todas... e clique em Avançar.
Clique em Avançar
Clique em Concluir
Clique em Definir Nível de Segurança...
Clique em Alto e depois em Avançar
Coloque uma identificação em Senha para: ou deixe como está, e digite ou crie uma senha em Senha: e repita em Confirmar: e clique em Concluir.
Clique em OK.
Clique em OK.
Para testar a nova configuração, vamos fazer um acesso ao eCAC da Receita Federal e será possível verificar nas telas abaixo, que após selecionar o Certificado Digital A1, também será necessário digitar uma senha.